Grupo de Capoeira Adeptos de Zumbi realiza cerimônia de troca de cordões

Solenidade festiva marcou a troca de cordões
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Um dos mais tradicionais esportes com raízes brasileiras, a capoeira tem um grande número de esportistas em Canavieiras e no último domingo (11), a Associação de Capoeira Adeptos de Zumbi (Acaz) realizou a cerimônia de troca de cordões de 70 alunos da Associação. O evento aconteceu no salão de cerimonial 2 de janeiro e contou com a participação de mais de 120 capoeiristas das cidades de Ilhéus, Itabuna, Belmonte, Una, Arataca, Porto Seguro, Firmino Alves e Barro Preto.

Segundo o organizadores do evento Jailson Nascimento Santos, popularmente conhecido como “mestre Galego”, a graduação do lutador de capoeira é feita desde os três anos de idade, com a classificação infantil. “Os cordões são nas cores verde/cinza, amarelo/cinza, azul/cinza, verde/amarelo/cinza, verde/azul/cinza, amarelo/azul/cinza. Na graduação adulta, a partir dos 15 anos de idade, as cores mudam e começam com o cordão verde”, informa.

Na sequência, informa mestre Galego, os cordões seguem uma ordem de experiência e tempo em que o lutador pratica o esporte. As cores são: amarelo, azul, verde/amarelo, verde/ azul, amarelo/azul. Um lutador formado recebe o cordão verde/amarelo/azul, que representam, juntamente com a calça branca do praticante, as cores da bandeira do Brasil.

Antes de receber seu cordel ou acrescentar um cordel, cada aluno fez uma demonstração de conhecimentos com um professor de capoeira. As aulas de capoeira da Acaz são gratuitas e acontecem três vezes na semana (segunda, terça e quarta-feira), no almoxarifado do Cais do Porto, das 18H30min às 20h30min. A associação tem como presidente Lucas Pereira Santos, e Mestre Galego ministra as aulas. “Buscamos contribuir para a formação de valores humanos e éticos, baseados no respeito e na liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira”, concluiu o mestre.